Páginas

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

20 de novembro – dia da consciência negra

Olá meninas, hoje o post será um pouco diferente pois resolvi fazer uma nailart especialmente para o dia de hoje, 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra e além da nailart eu gostaria de falar um pouco sobre essa data.

Vamos entender então como essa data se tornou um feriado de acordo com a lei com um breve resumo que fiz com os textos dos site Brasil Escola e Sua Pesquisa:
Zumbi foi o grande líder do quilombo dos Palmares, respeitado herói da resistência antiescravagista. Em um dos povoados do quilombo, foi capturado quando garoto por soldados e entregue ao padre Antonio Melo, de Porto Calvo. Tornou-se um dos líderes mais famosos de Palmares. "Zumbi" significa: a força do espírito presente. Baluarte da luta negra contra a escravidão, Zumbi foi o último chefe do Quilombo dos Palmares.
Palmares constituiu-se como abrigo não só de negros, mas também de brancos pobres, índios e mestiços extorquidos pelo colonizador. Os quilombos, que na língua banto significam "povoação", funcionavam como núcleos habitacionais e comerciais, além de local de resistência à escravidão, já que abrigavam escravos fugidos de fazendas. No Brasil, o mais famoso deles foi Palmares.
A Domingos Jorge Velho, um bandeirante paulista, vulto de triste lembrança da história do Brasil, foi atribuído a tarefa de destruir Palmares. Para o domínio colonial, aniquilar Palmares era mais que um imperativo atribuído, era uma questão de honra. Em 1694, com uma legião de 9.000 homens, armados com canhões, Domingos Jorge Velho começou a empreitada que levaria à derrota de Macaco, principal povoado de Palmares. Segundo Paiva de Oliveira, Zumbi foi localizado no dia 20 de novembro de 1695, vítima da traição de Antônio Soares. “O corpo perfurado por balas e punhaladas foi levado a Porto Calvo. A sua cabeça foi decepada e remetida para Recife onde, foi coberta por sal fino e espetada em um poste até ser consumida pelo tempo”.
O Quilombo dos Palmares foi defendido no século XVII durante anos por Zumbi contra as expedições militares que pretendiam trazer os negros fugidos novamente para a escravidão.
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.
A lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Nas escolas as aulas sobre os temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, propiciarão o resgate das contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

Agora falando mais sobre a minha nailart com o texto retirado do site Infopédia:
O movimento Black Power, que significa literalmente "Poder Negro", surgiu nos anos 60, como uma forma de renascimento cultural da comunidade negra dos EUA, a exemplo do que tinha acontecido nos anos 20 coma "Harlem Renaissance". Considerado por muitos autores como o "movimento da consciência negra" ou das"artes negras", o Black Power estimulou a criação de instituições culturais e educacionais independentes para a comunidade negra que duraram até aos anos 70. A atenção dos meios de comunicação internacional relativamente a este movimento verificou-se no verão de 1966, quando o termo foi utilizado num discurso pelo presidente do Comité de Coordenação dos Estudantes, Stockely Carmichael, na defesa dos direitos civis da comunidade negra no Mississipi. A expressão Black Power passou então a ser utilizada por outros ativistas e organizações defensoras dos direitos civis dos negros, tendo-se escrito vários livros e artigos sobre o assunto. 

Vamos então às fotos?

DSC03624
DSC03640
DSC03646

Eu me inspirei nessa imagem:

black_powerAs cores usadas foram:
Black – Avon
Abusada – Avon
Garota da Capa – Avon
Amarelo Sol – Colorama
Terra Batida – Colorama
Verde Bandeira – BIG Universo
540 – Hits

E para finalizar deixo essa imagem que peguei na página no Facebook do Educar para Crescer, acho que mostra como não devemos ter preconceito pois todos os brasileiros tem em si algo do índio ou do negro, ou até mesmo dos dois. Então não apenas nessa data, mas todos os dias temos que ter em mente que o preconceito de qualquer forma não deve existir.
Espero que vocês tenham gostado do post diferente e que todos possamos refletir um pouco :) Beijos :*

599847_10151116464750841_156355278_n

6 comentários:

  1. Gostei muito dessa nail art, mas principalmente sobre o texto, explicando sobre o feriado desse dia. Por "increça que parível", tem gente que contesta esse feriado e ainda tem a cara de pau de dizer que os negros querem ter mais direitos que os brancos. Oi?! Como assim?! O município de Santo André "conseguiu" revogar o feriado do dia da Consciência Negra.
    Apesar da educação sobre a História e cultura Afro-Brasileira, o país ainda sofre com o estúpido preconceito religioso de quem pratica o Candomblé, Umbanda ou outra dessas religiões afins.
    Enfim, já estou me estendendo muito aqui, mas esse post é muito bom.

    :-P
    Rock ur Nails!
    rockuroutfit.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magina, fique a vontade para comentar o quanto quiser! Quanto mais informações melhor :)
      Com certeza! E ainda tem gente que acha que não existe mais preconceito, só se for no mundinho dela né?
      Obrigada pela atenção e até mais! Beijos!

      Excluir
  2. Menina...
    Amei sua mani inspirada no dia da Consciência Negra...
    E o texto também...
    Com diz a Antonia infelizmente o pais ainda sofre com o preconceito...
    Adorei tudo...
    Beijos!!!
    Unhas minha Paixão
    Sorteio Placa Carimbo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! *-* Pois é, infelizmente isso ainda acontece muito, todos os dias.
      Beijos!

      Excluir
  3. adorei o blog, já estou seguindo viu
    tudo muito lindo

    beijo
    adoletas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu também adorei seu blog, já estou seguindo! Beijo :*

      Excluir